Tuesday 15 December 2009

A Web 2.0 na comunicação política

Hoje em dia quase tudo do que nós fazemos é através da Internet, utilizando as funções disponibilizadas pela Web 2.0, por exemplo gerir um blog, fazer parte de uma rede social, abrir uma empresa a partir de casa, etc. Ou seja, a Web 2.0 já faz parte da nossa vida e, podemos até dizer que a completa e a facilita em muitos sentidos.
Ao termos acesso a estas funcionalidades, a nossa comunicação e a forma como comunicamos com os outros, foi bastante alterada pois podemos interagir com pessoas de todo o mundo a toda a hora e em qualquer lugar. Assim, todas estas facilidades e toda esta nova forma de comunicação também deve ser bastante controloda, pois se isso não acontecer corremos vários perigos, uma vez que a Web 2.0 ainda encontra bastantes dificuldades, principalmente a nível de confiança por parte do utilizador e também a nível de privicidade (do utilizador e da informação utilizada). Por exemplo, muitas empresas já utilizam as funcionalidades e os conteúdos da Web 2.0 como parte integrante da sua empresa e da dua estratégia de marketing, pois facilita o contacto com o cliente e o posicionamento do produto no mercado, mas têm sempre cuidado e adoptam medidas de protecção para que a informação que disponiblizam na Internet não copiada ou para que não existam fraudes. 
Assim, porque não utilizar tudo o que a Web 2.0 oferece na política? Tanto para facilitar campanhas ou para disponibilizar a informação ao público. Muitos políticos já começaram a utilizar a Web 2.0, fazendo campanhas mais interactivas, mais baratas e, além disso, campanhas permanentes pois como o custo é reduzido é possível manter o político em campanha permanente através de redes sociais, sites, etc. Um grande exemplo de uma dessas campanhas foi a de Obama, que utilizou tudo o que a Web 2.0 oferece para contactar com os eleitores e torná-los mais activos na sua campanha e, também, para se manter sempre em campanha e, por isso muitas pessoas acreditam que este tipo de campanha foi um dos factores mais decisivos para a vitória de Obama.
Concluindo, no futuro a Web 2.0 vai ser o meio mais utilizado por políticos, empresas e pessoas em geral e quem adoptar todas as funcionalidades em primeiro lugar vai atingir um lugar de poder.


Daniel Costa
130307104

No comments:

Post a Comment